Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

BQ.1: vacina segue protegendo contra formas graves da covid

Por Comunicação. Publicado em 09/11/2022 às 14:31.

Com nova variante da Ômicron já registrada no país, pacientes têm apresentado sintomas comuns à infecção, pontua infectologista.

Por Fernanda Nardo

Com aumento de testes positivos para Covid-19 e nova subvariante da Ômicron BQ.1 já no país, trazem rumores de nova onda da pandemia. Nesta terça-feira (8) o Brasil registrou média de 4.402 novos casos nos últimos sete dias e 95 novas mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas. No Paraná, o boletim da ultima terça da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa-PR) traz mais 285 casos e um óbito por Covid-19 no Estado. Casos da nova variante foram registrados em 65 países, e no Brasil, pelo menos cinco estados já registram a nova cepa: Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Amazonas, sendo que em São Paulo, foi confirmada a primeira morte em decorrência de contaminação pela subvariante da ômicron, a BQ.1 no estado. O médico infectologista, Marcelo Ducroquet, destaca que apesar alta transmissibilidade da nova subvariante, ela não tem demonstrado ser letal.

SONORA

Segundo o especialista, o aparecimento de novas variantes é normal e a principal forma de evitar a forma grave da doença continua sendo a vacinação.

SONORA

O médico destaca que até o momento e diante dos novos casos ainda é muito cedo para se falar em uma nova onda da pandemia.

SONORA