Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Casos de coronavírus fazem arquidioceses mudarem celebrações de missas

Por Jornalismo. Publicado em 13/03/2020 às 11:51.

A Arquidiocese de Curitiba anunciou nessa quinta-feira uma série de medidas preventivas ao novo coronavírus durante missas e celebrações nas paróquias. Confira na reportagem de Deividi Lira.

Foto: Franklin de Freitas

 

 

 

 

A recomendação para as 400 igrejas que fazem parte da Arquidiocese de Curitiba é que a comunhão eucarística seja recebida nas mãos pelos fiéis, ao invés de diretamente na boca. Outras medidas anunciadas pelo Arcebispo da capital, Dom José Antônio Peruzzo, na coletiva de imprensa nessa quinta-feira, são: evitar o abraço da paz e de dar as mãos durante a oração do Pai Nosso.

Dom Peruzzo pediu para que os fiéis não fiquem em pânico, não deixem de ir à igreja, mas que reforcem as medidas preventivas, como lavar as mãos várias vezes ao dia.

O arcebispo de Curitiba pediu atenção especial dos padres e fiéis com os idosos, que são as principais vítimas fatais do coronavírus no mundo.

O Papa Francisco pediu aos padres na última terça-feira que visitem os doentes. Sobre esse pedido, Dom Peruzzo explicou que a orientação aos sacerdotes é para redobrem os cuidados com a higiene pessoal durante as visitas.

Os bispos do Paraná emitiram na terça-feira uma nota com orientações para a prevenção ao coronavírus para as 22 dioceses e arquidioceses do Estado.

 

Repórter Deividi Lira