Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cerca de 3,6 milhões de pessoas são afetadas pela falta de água no Paraná

Por Comunicação. Publicado em 04/10/2021 às 15:02.

Com as chuvas dos últimos dias, o nível dos reservatórios de Curitiba e Região Metropolitana subiram para 50,78%. Na semana passada os níveis estavam em 49,22%. O diretor de Meio Ambiente da Sanepar destaca que mesmo com as chuvas, a condição está longe de ser a ideal

Por Fernanda Nardo

No Paraná, 20 cidades, incluindo Curitiba e Região Metropolitana, estão com rodízio de água. Juntas, somam quase 3,6 milhões de pessoas afetadas com a falta de água, o que corresponde a aproximadamente 30,6% da população total do nosso Estado. Em 14 cidades da Região Metropolitana de Curitiba, incluindo a Capital, o rodízio de 36 horas, com suspensão de até 36 horas, teve início em março de 2020. Já no interior do Estado, o racionamento que começou entre julho e setembro deste ano, conta com um sistema diferente, de acordo com as características de cada localidade. Em Céu Azul, na região Oeste, por exemplo, o rodízio é de 24 horas e 24 horas sem o fornecimento. Já em Santo Antônio da Platina, no norte do Estado, o racionamento é de um dia na semana. A manicure aposentada, Izilda Maria dos Santos, de 73 anos, é moradora do bairro São Lourenço, em Curitiba, ela conta que já chegou a ficar três dias sem água, e que mesmo economizando não tem sido fácil.

SONORA IZILDA

Segundo o diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, a condição atual é uma soma da maior seca que o Paraná enfrenta nos últimos 50 anos, aliado aos efeitos da degradação ambiental em todo o planeta, como poluição e desmatamentos. Ele diz que além do rodízio imposto à população, a Sanepar também busca alternativas para tentar amenizar a crise hídrica.

SONORA

Até a semana passada, as cidades de Jandaia do Sul, Siqueira Campos, Ibaiti, Quatiguá e Medianeira, estavam com rodízio no fornecimento de água, com as chuvas do começo do mês, o racionamento foi suspenso. O nível dos reservatórios do sistema integrado de Curitiba e Região Metropolitana, que em 30 de setembro estava em 49,22%. Hoje está em 50,78%. Mesmo com as chuvas recentes, o diretor de Meio Ambiente da Sanepar destaca que o cenário está longe do ideal.

SONORA

O levantamento foi feito com base no número de habitantes nos municípios afetados, com referência na estimativa do IBGE, que mostra que a população paranaense atingiu a marca de mais de 11 milhões de pessoas em julho deste ano, como publicado no Diário Oficial da União.