Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cerca de metade dos curitibanos admite optar por ‘não voto’ em 2020

Por Jornalismo. Publicado em 08/10/2020 às 17:52.

Pesquisa Ibope aponta que a soma dos eleitores em Curitiba que declararam a intenção de não comparecer às urnas em 15 de novembro, anular ou votar em branco chega a 52%. As informações, com Juliana Sartori

Mais da metade dos eleitores curitibanos admite optar por não votar em nenhum dos candidatos a prefeito da Capital paranaense, segundo a pesquisa Ibope divulgada nessa semana. A soma dos eleitores que declararam a intenção de não comparecer às urnas em 15 de novembro, anular ou votar em branco chega a 52%, segundo o levantamento do instituto.

De acordo com a pesquisa, ao serem questionados se “levando em conta a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, 19% dos entrevistados afirmaram estarem em dúvida se vão comparecer às urnas este ano. Outros 8% dizem que não vão comparecer “de jeito nenhum”. Além disso, outros 10% revelam a intenção de anular ou votar em branco, e 15% não souberam, ou não quiseram responder.

O porcentual de “não voto” da pesquisa é bem superior ao que foi registrado, por exemplo, nas eleições presidenciais de 2018. De acordo com os dados oficiais da Justiça Eleitoral, mais de 312 mil eleitores curitibanos, o que representa ou 24%, preferiram não comparecer às urnas, anular ou votar em branco naquele ano.

Essa é também uma preocupação da Justiça Eleitoral do Paraná, como afirmou em entrevista o desembargador Tito Campos de Paula, presidente do TRE-PR.

SONORA

A pesquisa do Ibope, encomendada pela RPC TV, ouviu 602 eleitores de Curitiba entre os dias 4 e 5 de outubro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos.

De Curitiba, Juliana Sartori