Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como envelhecer com saúde e disposição?

Por Comunicação. Publicado em 13/10/2023 às 07:25.

10,5% do total dos brasileiros são idosos; especialista orienta como chegar a essa fase da vida com autonomia, disposição e mais feliz. Confira!

Por Fernanda Nardo

A população com 65 anos ou mais no Brasil representava 10,5% do total em 2022, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O envelhecimento, explicam os cientistas, é um processo cronológico, irreversível e heterogêneo. Ao longo dos anos, células, tecidos e órgãos sofrem pequenos danos. Em determinado momento, esses danos se sobrepõem em todo o organismo. Quando o corpo não consegue mais acompanhar o ritmo de reparação, o envelhecimento começa. No entanto, cada pessoa envelhece de maneira diferente, isso explica porque alguns idosos de 80 anos são ativos e correm até maratonas, enquanto outros estão em casa de repouso. O médico Fabiano Lago, explica que dependendo da genética, do ambiente em que vive e das escolhas que faz, o envelhecimento pode ser classificado como sadio ou frágil.

SONORA

Ele destaca que a uma velhice com qualidade e saúde é consequência de escolhas feita em etapas anteriores da vida.

SONORA

Além de cuidar da parte física, é fundamenta, conforme o médico, olhar para a saúde mental. Neste contexto, os vínculos afetivos são essenciais neste processo.

SONORA