Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Como se proteger do coronavírus em meios de transporte?

Por Jornalismo. Publicado em 03/05/2021 às 18:54.

Como se proteger do coronavírus em meios de transporte? Fique atento às dicas da infectologista para não se expor à risco.

 

 

A sensação de segurança do passageiro geralmente é relacionada à probabilidade de acidentes com determinado meio de transporte. Por esse ângulo, o elevador é considerado o meio mais seguro, no Brasil, o ranking é seguido pelos trens e aviões mas eles alternam de posição, dependendo do país. 

Na pandemia, o critério se estendeu para a chance de ser infectado pelo coronavírus. A infectologista Viviane de Macedo explica que o risco de contágio pode ser evitado em até 95%, tanto em elevadores, quanto em aviões, trens, automóveis, caminhões, motocicletas e bicicletas, dependendo principalmente do uso de máscaras e ventilação de ambientes. 

Nos trens, sempre que possível, a dica é abrir as janelas. 

SOORA

Já nos elevadores ela considera que o tempo de permanência é curto e que isso já diminui o risco. 

SONORA

Nos aviões o fluxo de circulação de ar é vertical com a entrada de ar na cabine pelo teto e saída na altura do piso. Metade do ar é descartado e outra metade passa por um filtro chamado HEPA, que consegue prender 99,97% das partículas que tem tamanho de um vírus.

Apesar disso, não é possível impedir que as gotículas e aerossóis emitidos durante a fala sejam respirados por outras pessoas antes de passarem pelo sistema de ventilação , portanto a máscara ainda é indispensável. 

SONORA

 

Amanda Yargas