Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cooperativas de crédito trazem vantagens para os sócios e a comunidade

Por Jornalismo. Publicado em 09/07/2020 às 14:39.

Há mais de 900 cooperativas de crédito no país e cerca de 200 se encontram na região Sul. O setor tem visto um crescimento nos últimos anos e traz benefícios para os cooperados, trabalhadores e para a comunidade. Confira na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

O cooperativismo de crédito tem uma presença muito forte na região Sul do país. Diferentemente de outras instituições bancárias, em uma cooperativa você não é um cliente, mas sim um sócio. Estas instituições são ótimas alternativas aos bancos tradicionais, já que, como não tem fins lucrativos, geralmente oferecem serviços mais baratos. E o setor tem se aprimorado cada vez mais, de acordo com o professor do Curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal de Santa Maria, Vitor Kochhann Reisdorf.

ÁUDIO

Apenas na região Sul, as cooperativas de crédito sustentam mais de 62mil empregos diretos que têm salários acima da média do setor financeiro tradicional. Eles estão distribuídos em 86 instituições no Rio Grande do Sul, 61 em Santa Catarina e 55 no Paraná. No país, são 6.300 agências, sendo que em 210 municípios, as cooperativas de crédito são a única opção bancária dos cidadãos. E a tendência é crescer ainda mais, conforme o professor.

ÁUDIO

Segundo o professor, o Índice de Desenvolvimnto Humano (IDH) das comunidades onde estas instituições financeiras estão inseridas é levemente superior a outras comunidades. Ele pontua que isto pode ser reflexo do compromisso das cooperativas de crédito com o  reinvestimento na economia local.

ÁUDIO

 

 

Com a colaboração de Eduardo Leães,

de Curitiba, repórter Amanda Yargas.