Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Covid: quem pode tomar a 4° dose da vacina?

Por Comunicação. Publicado em 25/03/2022 às 10:03.

Cerca de 4,6 milhões de brasileiros podem receber a dose reforço. No Paraná, inicialmente serão vacinados idosos com mais de 80 anos, mas o objetivo é ampliar a toda população, diz Beto Preto.

Por Fernanda Nardo

Cerca de 4,6 milhões de brasileiros devem tomar a 4° dose da vacina contra o covid-19, segundo o Ministério da Saúde.  Por enquanto a vacina será destinada à população com mais de 80 anos e indivíduos acima de 18 anos com o sistema imune comprometido. A nova aplicação de imunizante deve acontecer com um intervalo mínimo de quatro meses em relação à terceira dose. Neste caso, indivíduos que tomaram a terceira dose antes do dia 24 de novembro já estão aptos a receber o reforço. As recomendações variam de acordo com cada região que podem adotar esquemas específicos. No Paraná, a 4ª dose será destinada inicialmente à população acima dos 80 anos, mas segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o objetivo é estender para toda a população acima de 18 anos, conforme as doses disponíveis.

SONORA

Na nota técnica que justifica a decisão do Ministério da Saúde em aplicar a 4° dose, ele argumenta que os dados recentes de casos, hospitalizações e mortes indicam uma “tendência de perda de proteção em idosos adequadamente vacinados”, com destaque para “a faixa etária acima de 80 anos. A pasta destaca também uma pesquisa feita em Israel, em que se observou um aumento de cinco vezes nos anticorpos após a quarta dose da vacina. O Ministério da Saúde indica que a vacina da Pfizer, seja a primeira escolha como quarta dose, seguido dos imunizantes de AstraZeneca ou Janssen. Outra questão é em relação à campanha de imunização contra a gripe, que começa no dia 04 de abril, e tem como público-alvo os idosos. De acordo com o ministério, é possível tomar a vacina da gripe e da covid no mesmo dia, não há contraindicação.