Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Crianças com pais obesos tem 90% de chance de também se tornarem obesas, diz especialista

Por Redação. Publicado em 30/05/2023 às 07:23.

Obesidade infantil já é uma realidade e o combate a essa doença silenciosa e que atrapalha o desenvolvimento das crianças requer atenção dos pais.

Por Marinna Prota

Números publicados pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) mostram que 34% dos adultos paranaenses tiveram seu peso e altura aferidos nas Unidades de Saúde em 2019 estavam obesos. Os registros são do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN). O resultado disso pode ser uma cultura alimentar dentro dos núcleos familiares com baixa nutrição e alto consumo de produtos ultraprocessados.

De acordo com o médico endocrinologista Fabiano Lago, cabe aos pais incentivarem a alimentação saudável das crianças, uma vez que um casal obeso aumenta em 90% as chances dos filhos de também se tornarem obesos.

SONORA 

Além disso, outro fator que tem contribuído e muito para o aumento no histórico de obesidade infantil, não só no Paraná, mas em todo o Brasil, é o uso de produtos eletrônicos para entretenimento e a redução das brincadeiras ao ar livre.

SONORA

A solução é mais simples do que parece, bons hábitos de alimentação, com comidas de verdade. Desembalar menos e descascar mais. Aliados a mais exercícios físicos, esportes ao ar livre e uma consciência de que tudo isso pode evitar problemas severos para as crianças quando se tornarem adultas.