Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Com o sistema de saúde em crise, Cascavel recebe doses extras de vacina

Por Jornalismo. Publicado em 03/03/2021 às 17:13.

O lote extra de vacinas será entregue junto com 15 novos respiradores durante a visita do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, à cidade.

O município de Cascavel no Oeste do Paraná, que vive dias dramáticos no sistema de saúde, vai receber 6 mil doses extras da vacina contra a covid-19. Elas serão repassadas à cidade durante a visita do Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Ele foi convidado pelo prefeito Leonaldo Paranhos e pelo secretário de Saúde, Thiago Stefanello, para verificar a condição do município no enfrentamento à covid-19.

De acordo com a prefeitura, o lote extra de vacinas será entregue junto com os 15 novos respiradores, os quais Paranhos buscou em São Paulo na última segunda-feira. A ideia é ampliar a vacinação nos grupos prioritários, como forma de desacelerar o avanço da doença que fez esgotar os leitos exclusivos covid-19 no sistema público de saúde. A macrorregião oeste está com 98,7% de ocupação de leitos de UTI, sendo 20 hospitais 100% ocupados. Há apenas três leitos livres para atender os pacientes contaminados das 94 cidades da região.

Nesta terça-feira, a Unidade de Pronto Atendimento Brasília, de Cascavel, foi fechada para novos pacientes por causa da falta de leitos e capacidade técnica para atendimento. A mesma situação aconteceu no Hospital de Retaguarda, que fechou as portas para novos pacientes com covid, devido à superlotação. O prefeito fez um apelo à população e comentou a situação da pandemia em Cascavel.

SONORA

Devido a situação do sistema de saúde, a Prefeitura de Cascavel enviou nesta semana uma carta ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e ao secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, solicitando “apoio imediato de caráter urgentíssimo” para que pacientes com covid-19 sejam transferidos para outras regiões ou estados. Nesta quarta-feira, Beto Preto anunciou a abertura de novos leitos de UTI e enfermaria em Cascavel.

SONORA

Repórter Juliana Sartori