Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Cuidados com as crianças durante as férias de final de ano

Por Comunicação. Publicado em 23/12/2021 às 14:48.

Especialista dá dicas de como prevenir acidentes domésticos, e utilizar o melhor da estação ensolarada, para aproveitar ao lado dos pequenos com segurança.

Por Fernanda Nardo

As férias de final de ano normalmente começam com a chegada do verão, um dos momentos mais aguardados pelas crianças. Época de brincar, passear, viajar, e claro, nada de escola. Porém, nesse período surgem algumas preocupações com a saúde dos pequenos. Segundo os últimos dados da Sociedade Brasileira de Pediatria, acontecem cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano com crianças no Brasil. No período de férias escolares, esse índice aumenta em 25%. Portanto, esse período também deve ser de atenção e cuidados, conforme alerta a médica do Departamento de Saúde Escolar do Colégio Positivo, Andrea Dambroski.

SONORA

A médica destaca que a criança normalmente se expõe mais ao sol do que o adulto, e a sua pele é mais sensível com menor capacidade de proteção contra os raios solares. Por isso, nesta época do ano é preciso cuidado redobrado com os pequenos para evitar queimaduras.

SONORA

A ingestão de água e uma alimentação saudável também são essenciais para os pequenos, não apenas no verão, mas em todo o ano. Além disso, Andrea ressalta que com a pandemia as crianças acabaram ficando mais em casa e, com isso, se movimentaram menos. Por isso, este é um bom momento para incentivar os pequenos a praticarem atividades físicas e lúdicas.

SONORA