Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba disponibiliza 30 leitos para pacientes de covid-19 de Manaus

Por Jornalismo. Publicado em 15/01/2021 às 12:00. Atualizado em 17/01/2021 às 20:42.

Curitiba disponibiliza 30 leitos para pacientes de covid-19 de Manaus. Amanda Yargas traz as informações.

Foto: Bruno Kelly/Reuters

 

A Prefeitura de Curitiba disponibilizou 30 leitos de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes de Covid-19 do Amazonas. O sistema de Saúde de Manaus está sobrecarregado, não há leitos nem oxigênio suficiente para todos os pacientes. Nesta sexta-feira, a Força Aérea Brasileira começou a transferência de 235 pacientes da cidade para outras seis unidades da federação: Goiás, Piauí, Maranhão, Distrito Federal, Paraíba e Rio Grande do Norte. De acordo com o governo do Amazonas, foi realizado estudo de viabilidade técnica para levantar quais estados teriam condições de auxiliar no apoio assistencial, sem que suas redes de saúde fossem muito impactadas.

O governo amazonense implementou toque de recolher entre às 7 da noite e às 6 da manhã e entrou com uma ação judicial para obrigar a empresa White Martins, maior fornecedora de oxigênio hospitalar para o estado, a fornecer a quantidade necessária ao atendimento dos pacientes neste momento.

No entanto, a empresa informou que a demanda por oxigênio hospitalar aumentou em cinco vezes nos últimos 15 dias no Amazonas, alcançando um volume três vezes maior do que a capacidade de fornecimento da empresa. Apesar de ter aumentado a capacidade de produção da fábrica localizada na região e ter deslocado por vias pluviais e aéreas oxigênio de outros estados brasileiros, isso ainda não foi o suficiente poara atender a demanda local. Segundo a White Martins, há disponibilidade do produto nas suas operações na Venezuela e a empresa está viabilizando a importação para a região.