Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Curitiba recebe projeto que estimula hábito de leitura entre profissionais da construção civil

Por Comunicação. Publicado em 23/06/2023 às 11:52.

Projeto disponibiliza kits de livros, revistas e gibis como meio de incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares.

Por Fernanda Nardo

A 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), indica que a quantidade de leitores no país caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019. O levantamento, divulgado em 2020, ouviu 8.076 pessoas em 208 municípios e define como leitor a pessoa que leu pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses. Os dados revelaram, portanto, que o país perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores em quatro anos. Entre os principais fatores para a queda estão o alto preço dos livros, a falta de livrarias nas cidades, a falta de tempo e a preferência por outros meios de diversão. Para contornar esse cenário e facilitar o acesso aos livros, uma iniciativa que vem chamando atenção na capital paranaense, é o projeto “Canteiro da Leitura”, promovido pelo Instituto A.Yoshii, uma entidade sem fins lucrativos. O presidente do Instituto, Aparecido Siqueira, destaca que o projeto visa construir pequenas bibliotecas dentro dos canteiros de obras e disponibilizar kits de livros, revistas e gibis como meio de incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares.

SONORA

Nessas bibliotecas, são disponibilizados mais de 150 exemplares e o projeto permanece nos locais durante toda a execução da obra.