Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

De lockdown no fim de semana a toque de recolher a partir das 21h: prefeituras do PR ampliam medidas restritivas contra a covid

Por Jornalismo. Publicado em 23/02/2021 às 13:33.

Prefeituras de cidades do Paraná aumentam medidas restritivas para tentar conter avanço do coronavírus.

Diante do avanço da covid-19 em várias regiões do Paraná e do risco de colapso nos hospitais, algumas prefeituras de cidades aumentaram as medidas restritivas, já que muitas estão vivenciando o momento mais crítico da pandemia.

Um novo decreto publicado pela prefeitura de Maringá, que entra em vigor nesta quarta-feira, por exemplo, prevê toque de recolher das 9 horas da noite às 5 da manhã. Com isso, bares e restaurantes podem funcionar até 8h da noite. Com exceção do delivery, que pode funcionar até às 10h. Outra medida prevista no decreto é a suspensão das aulas presenciais em instituições públicas e privadas. O documento ainda prevê multa de mil reais para o maringaense que descumprir toque de recolher ou não utilizar máscaras em locais públicos.

A secretária de Saúde de Rolândia, na região de Londrina, Paloma Pissinati, fez um apelo aos moradores do município para que não saiam de casa ou recebam visitas pelos próximos 14 dias. A prefeitura tem chamado de movimento Rolândia em Casa. Em um vídeo postado nas redes sociais da administração municipal nesta segunda-feira Paloma, afirma que a medida tem o objetivo de conter a proliferação do novo coronavírus, num momento de superlotação de leitos tanto na cidade quando nos hospitais da região. Rolândia tem mais de três mil casos confirmados da doença e 91 óbitos, uma taxa de letalidade considerada alta para o porte do município.

SONORA

Já a Prefeitura de Palmeira publicou decreto no qual estabelece finais de semana em lockdown. Pela nova medida, todos os serviços não essenciais devem estar fechados no período entre as 6 horas da tarde de sexta-feira até as 5 horas da manhã de segunda-feira. Assim como em Maringá, o decreto também estabelece toque de recolher das 9 horas da noite  às 5 horas da manhã do dia seguinte. Os postos de combustíveis podem funcionar em regime de 24 horas, mas não podem vender comida e bebida durante o toque de recolher. O decreto também proíbe as atividades desportivas e de recreação ao ar livre.

A prefeitura de Pato Branco também definiu novos horários de funcionamento para diversos setores da economia a partir desta semana. O transporte público de Pato Branco, a partir de 25 de fevereiro e durante o período de 30 dias, vai trabalhar com capacidade máxima de 60% de lotação. O prefeito da cidade,  Robson Cantu, afirmou que o novo decreto, que tem por objetivo diminuir o contágio da covid-19 e ao mesmo tempo dar maior liberdade para a população trabalhar.

Nesta semana, o Paraná bateu recordes de internações, alcançando a taxa de ocupação de 92% nas Unidades de Terapia Intensiva para adultos no Sistema Único de Saúde (SUS) e 69% nas enfermarias. Segundo a Secretaria de Saúde do Paraná, a macrorregião com maior pressão no sistema de saúde, é a Oeste, com taxa de ocupação de 97% para UTI adulto, seguida da Leste (93%), Noroeste (88%) e Norte (86%).

Repórter Juliana Sartori