Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dezembro Vermelho: campanha ressalta importância de falar sobre HIV

Por Jornalismo. Publicado em 22/12/2022 às 19:10.

Devemos falar de HIV o ano todo, mas uma campanha nacional chama atenção para as doenças sexualmente transmissíveis e suas formas de prevenção.

Por Marinna Prota

O Paraná é o primeiro estado brasileiro a receber a dupla certificação da eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis. O reconhecimento do Ministério da Saúde foi para Guarapuava. Maringá e Ponta Grossa também receberam a certificação do HIV. Pinhais, além da eliminação vertical do HIV, recebeu o selo prata rumo à eliminação da Sífilis. Neste mês, a campanha do Dezembro Vermelho, chama atenção para falarmos sobre essas doenças sexualmente transmissíveis, como explica Camila Ahrens, infectologista do Hospital Marcelino Champagnat.

SONORA

É preciso ainda ficar em alerta, já que a doença é silenciosa e pode causar problemas severos à imunidade. A especialista destaca que o HIV e a Aids, apesar de andarem juntos, são situações diferentes provenientes do mesmo vírus.

SONORA

A prevenção desta condição é feita pelo uso de camisinhas e evitando contato com sangue contaminado. Mas Camila destaca que nada substitui os exames periódicos e frequentes, para diagnosticar qualquer alteração.

SONORA

Em 2017, o Paraná já foi destaque nacional por ser o primeiro a receber a certificação da eliminação da Transmissão Vertical do HIV, no município de Curitiba. A cidade de Umuarama também recebeu o reconhecimento de livre da transmissão vertical do HIV em 2019. Agora são seis os municípios paranaenses que estão certificados pelo Ministério da Saúde.