Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Dia do Coração: Aumenta número de casos de morte por doenças cardiovasculares em casa no PR

Por Jornalismo. Publicado em 28/09/2020 às 18:10.

Sociedade Paranaense de Cardiologia alerta para aumento das mortes por doenças cardiovasculares em tempos de pandemia de coronavírus.

A pandemia de Covid-19 trouxe ainda mais preocupações para as pessoas que já enfrentam problemas cardíacos. Por isso, é preciso cuidar ainda mais da saúde do coração em tempos de coronavírus. No Paraná, o alerta vem da Sociedade Paranaense de Cardiologia para o Dia Mundial do Coração, comemorado em 29 de setembro.

De acordo com dados coletados pelo médico Olímpio Ribeiro, a partir dos registros civis nos cartório de primeiro de março a 31 de julho deste ano, houve um aumento de casos de morte por complicações cardiovasculares inespecíficas no Paraná. Neste ano foram 2000 mortes no estado, contra 1.708 no ano passado. Ou seja, um aumento de pelo menos 15%. No Brasil o aumento de casos de óbito por doenças cardiovasculares esse ano foi ainda maior, como explica o presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia, Raul D’Aurea Mora. Para o cardiologista, o que chama atenção dos casos de falecimento por causas cardiovasculares inespecíficas é o fato de que boa parte deles acontece dentro de casa, sem atendimento médico.

SONORA

O medico também pede para que as pessoas fiquem alertas aos sintomas e procurem atendimento imediatamente.

SONORA

No Paraná, do total de pessoas que morreram por complicações de Covid-19, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 46% tinham doenças cardiovasculares. Por serem do grupo de risco, o cardiologista lembra que é necessário ficar ainda mais atento aos cuidados com o coração.

SONORA

De Curitiba, Juliana Sartori