Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

DIA DO PSICÓLOGO: Paraná teve mais de 78 mil diagnósticos de depressão em 2021

Por Jornalismo. Publicado em 26/08/2022 às 16:12.

Dia 27 de agosto é o dia do psicólogo, os profissionais passaram a ser cada vez mais acionados para ajudar a conter o aumento de sintomas psicológicos apresentados pela comunidade após a pandemia.

Por Marinna Prota

Conforme um estudo publicado pela Fiocruz, realizado com outras seis universidades, cerca de 40% dos brasileiros adultos identificaram que tinham “sentimentos frequentes de tristeza e depressão” durante o período pandêmico. Além disso, a sensação frequente de ansiedade e nervosismo foi relatada por mais de 50% das pessoas”.

Segundo a psicóloga e professora, Roseli Hauer o número de atendimentos de pessoas com alterações psicológicas aumentou nos últimos anos dentro dos consultórios.

SONORA

No Paraná, os números de atendimentos por depressão em 2021 chegaram a 78 mil diagnósticos. Em 2019, antes da pandemia, esse número era de 60 mil. Na capital do estado, em 2021 foram registrados 11.091 atendimentos por depressão no Caps – Centro de Atenção Psicossocial. Em 2022, nos primeiros seis meses, já somaram 6.483 atendimentos. Roseli Hauer, aponta que o profissional de psicologia se tornou o principal aliado para combater desta onda de diagnósticos.

SONORA

Para auxiliar a população que não tem acesso a tratamentos psicológicos por questões financeiras, diversas instituições oferecem atendimento gratuito ou com valor simbólico, como é o caso de universidades. Em Curitiba, a Faculdade Herrero promove essa prática com estudantes atendendo a população.

SONORA