Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Diminuição de mamografias alerta para necessidade de prevenção contra câncer de mama

Por Jornalismo. Publicado em 12/07/2021 às 13:33.

O câncer de mama é uma doença que exige atenção periódica. Um caso que poderia ter um tratamento relativamente simples pode acabar ficando mais grave com o tempo. Por isso a prevenção é tema de audiência pública na Alep.

 

Nesta terça-feira uma audiência pública proposta pela deputada Cantora Mara Lima (PSC) discute a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. O encontro conta com representantes do Hospital Erasto Gaertner e do Hospital Evangélico, de Curitiba, do Hospital do Câncer de Londrina; do UOPECAN, que é o hospital do Câncer de Cascavel; e da Associação Amigas da Mama. A deputada é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da casa legislativa e o assunto ganhou espaço porque, durante a pandemia, o número de mamografias diminuiu. De acordo com o SUS, no primeiro semestre de 2019 foram mais de 180mil exames deste tipo realizados na rede pública, contra pouco mais de 131mil e 600 em 2020, uma queda de cerca de 27%.

SONORA

A dra. Renata Hayashi, ginecologista do Hospital Marcelino Champagnat, ressalta a importância do exame preventivo.

SONORA

Além disso, ela explica por que é indispensável que o diagnóstico seja feito de forma precoce.

SONORA

A ginecologista também lembra que as mulheres podem fazer periodicamente um autoexame das mamas, para notar possíveis alterações.

SONORA

Ela ainda lembra que cuidados gerais com a saúde ajudam a evitar a doença.

 

Amanda Yargas