Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doação de sangue caiu mais de 15% durante a pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 20/09/2021 às 08:10.

E começa a série de reportagens Cada Gota Faz a Diferença, sobre a importância e a necessidade da doação de sangue no Paraná. A série faz parte da campanha Rádio na Veia, idealizada pela Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), para celebrar a Semana Estadual do Rádio. A ideia é estimular, através das emissoras de rádio, a doação de sangue em todo o Paraná. Na reportagem de hoje, saiba como a pandemia afetou os estoques dos bancos de sangue no estado. 

Por Amanda Yargas

A pandemia afastou os doadores de sangue e o Ministério da Saúde estima que houve uma queda de 15 a 20% nas doações em 2020, na comparação ao ano anterior. Do sangue extraído de cada doador, são extraídos 4 hemocomponentes, que podem ser usados no tratamento de pessoas diferentes. Ou seja, cada doação pode ajudar a salvar 4 vidas.

Além de ser usado em cirurgias e procedimentos médicos e para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades, o sangue é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves como Doença Falciforme e Talassemia, que precisam de transfusão periódica.

A diretora do Hemepar, Liana Labres, lembra que não há substituto para o sangue.

SONORA

O doador deve estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. No dia da doação, é preciso estar bem descansado, hidratado e alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores. A chefe da Divisão de Hemoterapia do Hemepar, Renata Pavese conta que foi montado um esquema em cada unidade de coleta para garantir a segurança de todos e por isso é preciso agendar a doação.

SONORA

A diretora do Hemepar reforça que a doação não traz riscos ao doador.

SONORA

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde. O centro é responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. Para agendar a sua doação, acesse a página da secretaria da Saúde e clique no botão doação de sangue na barra central. O endereço é saude.pr.gov.br