Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Doenças autoimunes e a importância do diagnóstico precoce

Por Comunicação. Publicado em 04/08/2022 às 11:11.

Neste grupo de doenças, o sistema imunológico deixa de operar da forma correta; diagnóstico precoce garante qualidade de vida e até mesmo a remissão.

Por Fernanda Nardo

Doenças autoimunes é um termo genérico utilizado para designar um grupo de doenças onde o sistema imunológico ataca o próprio corpo. Ou seja, é como se o sistema imunológico deixasse de operar da forma correta. Segundo a médica reumatologista, Bruna Chu, as doenças autoimunes costumam ser separadas em duas categorias diferentes: doenças sistêmicas e síndromes locais. Nas doenças sistêmicas, devido à atuação do sistema imunológico, vários órgãos diferentes ou até mesmo todo o organismo do paciente é afetado de alguma forma.

SONORA

A médica destaca algumas doenças autoimunes mais comuns.

SONORA

Segundo Bruna, não é possível indicar uma causa específica para as doenças autoimunes, estudos variados ainda estão sendo conduzidos para abordar específicamente as causas de determinadas doenças consideradas autoimunes. No entanto, ela explica que as doenças autoimunes podem surgir em qualquer fase da vida, e que fatores genéticos podem estar associados.

SONORA

A médica ressalta a importância do diagnóstico precoce para garantir qualidade de vida e até mesmo a remissão da doença.

SONORA