Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Eleições 2020: Levar caneta, passar álcool nas mãos na entrada e na saída e usar máscara

Por Jornalismo. Publicado em 10/11/2020 às 18:39.

O TRE e Secretaria da Saúde explicaram como vão ser as eleições deste domingo, com os cuidados contra o coronavírus. As informações com Amanda Yargas.

 

O Secretário da Saúde Beto Preto e o presidente do Tribunal Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, estiveram nos estúdios da Rede Aerp de Notícias para contar como vai a preparação para as Eleições 2020 no estado.
Uma série de medidas foram tomadas para evitar o contágio pelo novo coronavírus durante o processo eleitoral. A ideia é que os eleitores permaneçam nas sessões somente o tempo indispensável. Para isso, a biometria foi suspensa, um processo que demorava cerca de 20 segundos por eleitor. Parece pouco, mas com cerca de 400 pessoas por sessão, isso significa um total de mais de 2 horas. O eleitor deverá assinar o comparecimento na ata de votação, por isso é indicado que cada um leve sua própria caneta. O presidente do Tribunal também explicou porque as urnas não serão higienizadas entre um eleitor e o outro.

SONORA

Com os mesários, o cuidado é redobrado e o desembargador contou que eles vão receber um kit individual de equipamentos de proteção, que inclui 3 máscaras, faceshield e um frasco de álcool em gel individual. Diferente de outros anos, a justificativa será feita de forma digital, pelo aplicativo e-titulo para evitar que mais pessoas circulem nos locais de votação. No caso de viagem, o aplicativo reconhece que o eleitor está em deslocamento por meio do gps do próprio dispositivo. No caso de doença ou outra justificativa que precise de comprovação, o eleitor poderá enviar os documentos também pelo aplicativo em um prazo de até 60 dias.

O Secretário da Saúde ressaltou que no início do ano, esperava-se que a pandemia durasse entre 3 a 4 meses, com um isolamento social que atingisse cerca de 55% da população. Neste cenário eram prevista de 1500 a 2500 mortes no estado. Porém, 8 meses depois, o quadro é bem mais grave, são 220.548 casos com 5.419 vidas perdidas. Beto Preto ressaltou que há menos de 30% de pessoas ainda fazendo isolamento domiciliar no estado, e que, assim como em feriados onde há encontro de pessoas, as eleições terão um impacto neste quadro.

SONORA

Apesar disso, ele salientou que a preparação do TRE foi exemplar e relembra que o voto nas eleições municipais são o que tem impacto direto na vida do eleitor.

SONORA

O desembargador também lembrou da importância do voto para o processo democrático.

SONORA

Amanda Yargas