Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Eleições 2022: projeto busca o resgate da confiança dos jovens e o acesso às urnas à população idosa

Por Comunicação. Publicado em 14/03/2022 às 14:08.

Com baixa adesão de jovens e a dificuldade no acesso às urnas pela população mais velha, o TRE-PR busca mecanismos para incentivar e ampliar o número de eleitores.

Por Fernanda Nardo

A Constituição Federal brasileira estabelece que jovens maiores de 16 e menores de 18 anos podem participar das eleições. O voto dessa faixa etária é facultativo, mas sua participação é estimulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para as eleições de 2022, adolescentes com essa idade terão até maio para fazer o seu alistamento eleitoral. No entanto, a quantidade de jovens entre 16 e 17 anos que já tirou o título de eleitor para participar do pleito deste ano é baixa. Segundo números do TSE, até janeiro, só 730.693 adolescentes estavam aptos a votar. Em entrevista para a Rede Aerp de Notícias, nesta segunda-feira (14), o novo Presidente TRE-PR, Des. Wellington Emanuel Coimbra de Moura, reforçou o papel do tribunal para estimular os jovens e as pessoas com mais de 70 anos à participação da democracia e dos novos rumos políticos do país.

SONORA

O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022 vai até 4 de maio. As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro) e façam o documento até o fechamento do cadastro em maio. Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet, basta acessar o Título Net e seguir as orientações.