Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Em um mês cinco pessoas morrem por gripe no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 28/11/2019 às 14:44.

O boletim da influenza, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, elevou para 127 o número de mortes provocadas pela gripe no Paraná neste ano. Para evitar a doença, é preciso manter hábitos de higiene e ter atenção redobrada com idosos e crianças, mesmo com a chegada das altas temperaturas.

 

 

 

 

 

5 pessoas morreram no Paraná nas últimas 5 semanas devido a gripe. O dado é do último boletim da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado nessa quarta-feira. Todas as mortes foram de pessoas que tinham outros fatores de risco, principalmente idade avançada e problemas no coração. No total, foram 127 mortes por gripe em 2019, sendo 109 casos confirmados de H1N1. Renato Lopes, chefe da Divisão de Doenças Transmissíveis da secretaria, explicou que mesmo nos meses mais quentes é esperada a ocorrência de casos da doença

O chefe da divisão de doenças transmissíveis contou que houve uma boa cobertura durante a campanha de vacinação no início do ano, cerca de 87% da população do estado. Segundo ele, o importante agora é tomar os cuidados básicos de higiene.

Renato Lopes afirmou ainda que a ideia de que a vacina pode causar a gripe é errada.

O chefe da divisão de doenças transmissíveis, Renato Lopes, explicou que o risco de morte é maior em crianças e principalmente, em idosos. Nesses casos, é preciso procurar atendimento médico assim que os sintomas da gripe aparecem.

Repórter Amanda Yargas