Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Equipe de pesquisadores do Paraná vai investigar casos de Covid-19 na Região Sul

Por Jornalismo. Publicado em 30/04/2020 às 09:00.

Uma equipe de pesquisadores do Paraná vai investigar casos da Covid-19 na Região Sul. O objetivo é entender por que alguns pacientes desenvolvem quadros graves da doença mesmo sem ser do grupo de risco. A reportagem é de Deividi Lira.

 

 

 

Pesquisadores brasileiros vão fazer parte do estudo mundial sobre o coronavírus. Eles vão buscar compreender, a partir da análise genética, por que algumas pessoas desenvolvem quadros mais graves da Covid-19, mesmo sem ser do grupo de risco.

Somente duas equipes do país estão participando da iniciativa. Uma é da Universidade de São Paulo e a outra é do Instituto de Pesquisa Pelé do Hospital Pequeno Príncipe, de Curitiba. Esta equipe ficará responsável pela pesquisa no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O trabalho consiste em sequenciar e analisar os genes dos pacientes que estão internados em UTIs da região sul do Brasil. Depois os resultados serão comparados com os dados dos pesquisadores de outras partes do mundo, como conta a coordenadora do estudo, a médica imunologista Carolina Prando.

O trabalho será complexo. Os pesquisadores terão que fazer a identificação de pacientes que possuem erros inatos da imunidade já conhecidos. Para se ter uma ideia, no Brasil existem cerca de 160 mil pessoas com erros inatos de imunidade, no entanto, pouco mais de 2 mil estão diagnosticadas. Feito o sequenciamento a equipe vai correr contra o tempo, como explica a coordenadora.

O estudo começa no sul agora no mês de maio e deve se estender até setembro. O motivo é que esta região é a mais fria do país. E com o inverno rigoroso, os hospitais atendem mais pacientes com infecções respiratórias provocadas por outros vírus e a demanda pode aumentar por conta do coronavírus.

 

De Curitiba, repórter Deividi Lira.