Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Erros comuns na higienização e conservação dos alimentos

Por Comunicação. Publicado em 18/07/2022 às 10:16.

Especialista alerta que a principal causa de contaminação transmitida por alimento (DTA) é a própria cozinha; confira as dicas e evite doenças.

Por Fernanda Nardo

É bem provável que você já tenha sofrido com alguma doença transmitida por alimento (DTA) ou, ao menos, que conheça alguém que já passou por isso. O fenômeno é bem mais comum do que se imagina. Segundo levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 600 milhões de pessoas são diagnosticadas com essas doenças e 420 mil chegam ao óbito. No Brasil, de 2000 a 2018, foram registrados 247 mil casos de doenças relacionadas a alimentos, com quase 200 mortes, conforme apontam números do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (Sinan). Quando a saúde está debilitada por conta de uma infecção alimentar, é comum pensar que foi causada por algo consumido fora de casa. Porém, a principal causa de contaminação é a cozinha, como destaca a doutora em Microbiologia e professora do curso de Biomedicina da Universidade Positivo (UP), Giovana Carolina Bodnar. Ela explica como higienizar frutas e verduras.

SONORA

A especialista também recomenda não carnes, pois, segundo ela, no momento do cozimento, as bactérias que podem causar alguma intoxicação alimentar serão eliminadas pelas altas temperaturas. Na hora de armazenar os alimentos na geladeira, os mais frescos e os que já foram cozidos necessitam de temperaturas mais baixas para serem bem conservados, por isso, devem ficar nos locais mais frios da geladeira, como as prateleiras mais altas e as gavetas. Giovanaa explica também que o costume de esperar a comida esfriar antes de colocá-la na geladeira pode ser arriscado.

SONORA

A especialista pontua que além de higienizar e armazenar adequadamente os alimentos é preciso também higienizar o local de preparo e de armazenamento desses alimentos.

SONORA