Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Especialista alerta para casos psicossomáticos de Covid-19

Por Jornalismo. Publicado em 20/07/2020 às 10:08.

O medo e a ansiedade podem provocar sintomas físicos da Covid-19 mesmo em pessoas que não estejam infectadas. Neste caso é preciso tratar a mente. Informações com Amanda Yargas

 

 

 

 

 

 

 

Nos jornais só se fala dele, nas esquinas não, porque as ruas estão vazias com as pessoas se escondendo do vírus em casa. Abraços e visitas que antes eram fonte de aconchego agora são fonte de perigo e as estatísticas subindo a cada dia. Com esse quadro digno de fim dos tempos não é de se estranhar que as pessoas se sintam ansiosas e com medo do contágio pelo novo coronavírus. Mas a psicóloga Priscyla Lindner alerta para a possibilidade de que estes sentimentos se transformem em manifestações físicas da doença sem que a pessoa esteja realmente com a Covid-19.

ÁUDIO

Ela indica que o primeiro movimento deve ser o de observar a situação e descartar a possibilidade de ter realmente contraído o vírus, o que precisa ser atestado por uma equipe médica.

ÁUDIO

A psicóloga diz que, se ficar comprovado que a situação não tem origem física, mas psicológica, é preciso cuidar da mente. E uma das primeiras etapas é controlar o tempo em contato com as notícias.

ÁUDIO

E se você precisar, procure ajuda. Durante a pandemia, muitas associações e profissionais de psicologia estão atendendo de forma remota, com tarifas sociais ou até de forma gratuita. Cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

Repórter Amanda Yargas