Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estados da região Sul estão entre os dez mais competitivos do Brasil 

Por Jornalismo. Publicado em 08/10/2020 às 08:00.

 O Paraná é o quarto estado mais competitivo do Brasil e o melhor em Sustentabilidade Ambiental segundo o ranking do Centro de Liderança Pública. Santa Catarina e Rio Grande do Sul também aparecem entre os 10 primeiros colocados. Os detalhes na reportagem de Stefany Alves

 

Os estados da região sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, estão entre os dez mais competitivos do Brasil. Os dados são do Ranking de Competitividade de 2020, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública, CLP. Santa Catarina manteve a segunda posição no ranking, ficando atrás apenas do Estado de São Paulo. Paraná também manteve o seu posto no quarto lugar do Brasil. E o Rio Grande do Sul desceu uma posição, do sétimo lugar em 2019 para a oitava posição neste ano. 

Os dados da nona edição do ranking foram apresentados no último dia 17, em uma live transmitida pelo canal do Youtube do CLP. Luiz Felipe d’Avila, fundador e presidente do conselho do CLP, destacou que neste ano os números foram afetados pela crise do coronavírus.

 SONORA

O ranking serve como uma ferramenta para avaliar a gestão pública no Brasil. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave, sendo elas: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

Neste ano, Santa Catarina permaneceu na primeira colocação nos pilares de Sustentabilidade Social e Segurança Pública e na terceira colocação em Inovação. O Estado ganhou posições nos pilares de Solidez Fiscal, Capital Humano e Potencial de Mercado. Santa Catarina não perdeu posições em pilares nesta edição do ranking.

Além disso, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva destaca que Santa Catarina subiu 6 posições no pilar eficiência da máquina pública, alcançando o primeiro lugar do Brasil. 

SONORA  

Apesar de o Paraná manter a quarta posição no ranking geral, o estado recuou 3 colocações no pilar de sustentabilidade social, indo para a quinta posição nesse pilar. A melhor posição do estado conquistada neste ano foi o terceiro lugar em sustentabilidade ambiental. O Paraná ficou em quarto lugar nos pilares educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura e inovação. 

O Rio Grande do Sul manteve a segunda posição no pilar de eficiência da máquina pública. O estado ficou em segundo lugar também quando o assunto foi Inovação e ficou em quarto lugar em sustentabilidade social. Porém, quando o assunto foi solidez fiscal, o estado ficou na última posição do país. 

Visando resolver esse problema, o estado gaúcho criou a política pública Reforma RS,  que foi selecionada entre as finalistas deste ano pelo CLP e consiste em um conjunto de propostas para contenção do crescimento das despesas de pessoal, reforma do sistema previdenciário estadual e modernização da legislação de recursos humanos do Estado. 

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, falou sobre a importância da reforma. 

SONORA

 

De Florianópolis, repórter Stefany Alves.