Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Estudo com produto que trata pneumonia causada pela Covid-19 é aprovado no Paraná

Por Jornalismo. Publicado em 20/10/2021 às 16:54.

Pesquisa realizada por universidade quer auxiliar na busca por medicamentos que combatam as sequelas causadas pelo novo coronavírus.

Por Marinna Prota

Um estudo clínico realizado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com um produto de terapia celular avançada foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A pesquisa em humanos avalia o potencial terapêutico das células-tronco mesenquimais, as chamadas CTM, utilizadas no tratamento de pacientes com síndrome respiratória aguda grave decorrente do novo coronavírus.

Serão incluídos no estudo 60 pacientes com pneumonia viral causada por Sars-CoV-2 confirmado por testes RT-PCR, em situação moderada ou grave. O protocolo inclui a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) pelos pacientes.

Participarão da pesquisa o Hospital do Trabalhador, o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, todos de Curitiba, além do Hospital Espanhol (Salvador), Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Instituto Nacional de Cardiologia (Rio de Janeiro).

Os produtos de terapias avançadas são desenvolvidos à base de células ou genes humanos, considerados medicamentos especiais, e necessitam de registro sanitário na Anvisa.