Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Exames de rotina devem ser feitos, mas é preciso analisar a necessidade durante a pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 03/02/2021 às 18:25.

A pandemia do novo coronavírus afastou muitas pessoas das clinicas e hospitais. O medo da Covid-19 fez com que o número de exames de rotina caísse pela metade nos hospitais públicos. Especialistas explicam como os pacientes devem lidar com este tipo de situação neste momento.

Um das principais formas para a detecção de casos de câncer, a mamografia tem sido deixada em segundo plano durante a pandemia. A estimativa é de que o número de exames realizados em 2020 pelo sistema único de saúde tenha caído pela metade, em comparação com 2019. A ginecologista Renata Hayashi, alerta para as consequências de deixar de fazer o exame anualmente.

SONORA

Além da mamografia, outros exames periódicos também precisam continuar sendo feitos, mesmo diante da pandemia, principalmente naqueles pacientes que possuem algum histórico de doenças ou deixaram de cuidar da alimentação e da saúde no período de isolamento. Segundo a cardiologista, Aline Moraes, é preciso estar atento aos sinais.

SONORA

A recomendação do ministério da saúde é de que as pessoas se cuidem e vão aos hospitais em caso de necessidade para cuidar do bem estar e garantir a saúde.

Marinna Prota