Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

FGTS emergencial deve injetar mais de 6 bilhões na economia da Região Sul do Brasil

Por Jornalismo. Publicado em 18/06/2020 às 09:00.

A liberação de mil e 45 reais do FGTS para os trabalhadores vai injetar mais de seis bilhões de reais na economia da Região Sul do país. A Caixa Econômica Federal informou que os depósitos do valor têm início a partir de 29 de junho. Confira na reportagem do Sul em Destaque com Eduardo Leães.

 

 

 

 

A liberação de 1.045 reais para os trabalhadores, de acordo com a Medida Provisória 946, vai injetar 36 bilhões e 200 milhões de reais na economia do Brasil, deste total aproximadamente seis bilhões 749 milhões irão circular na economia da Região Sul. Por estados, a distribuição será a seguinte: Paraná dois bilhões 460 milhões, Rio Grande do Sul dois bilhões 464 milhões e Santa Catarina um bilhão 825 milhões.

Os dados fazem parte do Estudo Técnico Estimativa de Impacto da Medida Provisória 946 para a Região Sul elaborado pela CDL Porto Alegre especialmente para o GSUL.

A Caixa Econômica Federal informou que a partir de 29 de junho, os valores estarão disponíveis em conta poupança digital aberta pela Caixa para trabalhadores com saldo nas contas de FGTS, ativas ou inativas. Saques em espécie ou transferências para outras contas serão liberados a partir de 25 de julho. O calendário de pagamentos prossegue até 21 de setembro para crédito em conta e 14 de novembro para saque e transferência.

O economista-chefe da entidade, Oscar Frank, nos explica primeiro como foi feita essa projeção

ÁUDIO

 

De Porto Alegre, repórter Eduardo Leães