Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Filmado no Paraná e na Bahia, Deserto Particular é selecionado para mostra de cinema de Veneza

Por Jornalismo. Publicado em 29/07/2021 às 17:54.

Longa filmado no Paraná e na Bahia foi selecionado para mostra de cinema de Veneza.

 

O filme Deserto Particular, do diretor Aly Muritiba, foi escolhido para a mostra Venice Days, do Festival de Cinema de Veneza. O longa foi filmado em Curitiba e também em Juazeiro e Sobradinho, na Bahia. 

O roteiro segue a história de Daniel, um policial exemplar, afastado por cometer um erro que coloca em risco sua honra e sua carreira. Daniel mora na capital paranaense onde cuida com dedicação de um pai doente. Ele fala pouco e sorri raramente, mas tem uma relação por aplicativa de celular com uma mulher que mora no sertão baiano. Quando Sara desaparece, ele resolve cruzar o país à sua procura. 

De acordo com Muritiba, a cidade de Sobradinho, serve como uma metáfora para os personagens. Ele conta que é uma pequena cidade erguida ao redor de uma enorme represa. “Sobradinho é rodeada de energia elétrica, mas também levantada sob o signo do represamento, do controle do fluxo das águas. Essa energia decorrente desse represamento move meus personagens, mas também essa vontade de sair se derramando por aí”, reflete o diretor. Ele contou que filmar naquele local foi um desafio porque havia toda uma energia no set que com toda certeza contagiou o filme.

Muritiba conta ainda que Deserto Particular é um filme que vai na contramão da atual polaridade política entre um sul predominantemente conservador e o nordeste mais progressista e, numa época marcada pelo ódio e perseguição de minorias, decidiu fazer uma história de encontros e de amor. 

Deserto Particular é estrelado por Antonio Saboia e Pedro Fasanaro. Com produção da Grafo e da Fado Filmes. 

Amanda Yargas