Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Fisioterapia reabilita pós-operatório de câncer de próstata

Por Comunicação. Publicado em 26/12/2022 às 07:00.

Tratamento melhora na qualidade de vida, uma vez que atua no controle da incontinência urinária, na percepção corporal e na vida sexual do paciente.

Por Fernanda Nardo

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INC), no Brasil, estimam-se 65.840 novos casos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 novos casos a cada 100 mil homens. A fisioterapeuta e coordenadora da Faculdade Herrero, Fernanda Rodrigues Marques, alerta sobre o aumento significativo da incidência do câncer de próstata nos últimos anos. Ela explica que no Brasil ainda há uma barreira cultural a ser superada com o tabu sobre a sexualidade masculina, exame do toque realizado para o diagnóstico.

SONORA

Identificar os primeiros sintomas associados a doença é essencial após o diagnóstyicos, já que o tratamento do câncer de próstata pode ter como consequências a incontinência urinária, disfunção erétil e fadiga. Por isso, Fernanda explica que o fisioterapeuta oncológico avalia o histórico do paciente, considerando queixas e alterações para propor um plano de tratamento que envolve diferentes técnicas.

SONORA