Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governadores do PR, SC e RS anunciam consórcio para colaboração mútua no combate à pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 18/03/2021 às 08:48.

Governadores do PR, SC e RS anunciam consórcio para colaboração mútua no combate à pandemia.

Os governadores do Paraná, Ratinho Junior, de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, e do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciaram nesta quarta-feira, em Florianópolis, um consórcio entre os estados para combater a pandemia. A ideia é garantir a aquisição articulada de medicamentos para a entubação de pacientes e a negociação com as empresas farmacêuticas para compra de vacinas, priorizando o plano nacional de vacinação. Os governadores também discutiram a possibilidade de compartilhar itens hospitalares e leitos.

As informações foram divulgadas em coletiva de imprensa realizada após reunião presencial entre os gestores dos três estados da Região Sul do Brasil em Florianópolis. O governador Ratinho Junior citou quais foram os assuntos discutidos na reunião:

SONORA

O futuro ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e o ministro Eduardo Pazuello, também participaram do encontro por videochamada. Eles prometeram a chegada de novas doses da vacina para os estados, concordaram que a região precisa de atenção e a reconheceram o Sul como o epicentro da doença no Brasil.

Os três estados vivem um colapso no atendimento de pacientes com coronavírus e, mesmo antes de o mês de março acabar, já têm recordes de mortes, apontam secretarias de Saúde. Juntos, os estados do Sul contabilizam mais de 2 milhões e 200 mil contaminados desde o início da pandemia, com 38.651 mortes. Os três estados têm fila de espera por leitos de Unidade de Terapia Intensiva. No Rio Grande do Sul, 107,8% dos leitos de UTI estão ocupados. Já no Paraná, a ocupação em leitos SUS adultos é de 96%. Em Santa Catarina, a ocupação de leitos Sus adultos é de 99%.

Repórter Juliana Sartori