Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Governo do Paraná se reúne com diretoria Fiocruz para discutir vacina contra o coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 07/01/2021 às 15:46.

Governo do Paraná se reúne com diretoria Fiocruz para discutir vacina contra o coronavírus.

O governador Ratinho Junior se reúne na tarde desta quinta-feira com a diretoria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para tratar dos detalhes para o envio da vacina contra a Covid-19 ao Paraná. O encontro é na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e conta com a participação do secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Em nota, o governo informou que o assunto da agenda é a vacina contra a covid-19. A Fiocruz mantém parceria com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca para produzir o imunizante no Brasil. O processo de fabricação ainda precisa da autorização da Anvisa, mas a expectativa é de que a vacina britânica seja uma das primeiras que serão liberadas para uso. O interesse do Paraná é conhecer o processo industrial, a logística de distribuição e o provável cronograma que será cumprido para que as primeiras doses cheguem ao Estado.

Nesta quarta, o secretário afirmou que a vacinação contra a Covid-19 começa no Paraná até a última semana de janeiro. O secretário disse também que o Paraná vai recorrer às vacinas que estiverem no Plano Nacional de Imunizações do governo federal e que tiverem o selo de qualidade da Anvisa.
A expectativa é que as primeiras doses sejam aplicadas nos cerca de 90 mil profissionais que trabalham na linha de frente do atendimento a pacientes com coronavírus no Estado.

O secretário afirmou ainda que o trabalho de vacinação no Paraná já está todo definido, com a distribuição das doses, assim que chegarem ao Estado, nas 1.080 salas de vacinação distribuídas pelo Paraná equipadas com refrigeradores necessários para conservar e transportar as doses.