Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hemepar convoca quem já se curou da covid-19 para doação de plasma

Por Jornalismo. Publicado em 23/11/2020 às 08:30.

Hemepar convoca quem já se curou da covid-19 para doação de plasma. A ideia é usar o material rico em anticorpos para amenizar quadro da doença em outros pacientes.

 

Com aumento de casos em várias cidades do Paraná, o Hemepar emitiu um alerta que precisa com urgência de doadores recuperados da Covid-19 para doação de plasma hiperimune.

Depois de vencer o coronavírus, os pacientes curados carregam no seu sangue o antídoto contra a doença. E os anticorpos criados pelo próprio corpo podem ser usados para ajudar a recuperação de outros pacientes. Liana Labres de Souza, diretora do Hemepar, explica como funciona o procedimento.

SONORA

O objetivo é evitar que a doença tenha um agravamento e, em muitos casos, a necessidade de uma transferência para unidade de terapia intensiva. Os estudos começaram a ser desenvolvidos pelo Hemepar em março. O doador precisa ter passado pela Covid-19 e estar curado, mas dentro de uma janela de 60 dias, para que o plasma ainda tenha anticorpos em nível elevado. A quantidade de plasma hiperimune coletado em cada doador rende três doses. É possível agendar a doação nas unidades do Hemepar em Curitiba, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu e União da Vitória.

 

Amanda Yargas