Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hemepar estuda tratamento alternativo à Covid-19 com plasma hiperimune

Por Jornalismo. Publicado em 25/06/2020 às 16:55.

O Hemepar está pesquisando a possibilidade de tratamento de pacientes com a Covid-19 a partir do plasma hiperimune coletado de pessoas que se curaram da doença. A ideia é que o plasma ajude a amenizar o quadro da infecção evitando que os pacientes passem para um estágio mais grave. A reportagem é de Amanda Yargas.

Foto: AFP

 

 

Depois de vencer a Covid-19, os pacientes curados carrregam no seu sangue o antídoto contra a doença. E os anticorpos criados pelo próprio corpo para combater o coronavírus, podem ser usados para ajudar a recuperação de outros pacientes. Liana Labres de Souza, diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), explica como funciona o procedimento.

ÁUDIO

Segundo a diretora do Hemepar, outras instituições semelhantes no país também estão coletando o plasma hiperimune para estudos, já que há indicativos de que esta terapia seja bem sucedida, mas ela ainda não foi aplicada com abrangência suficiente para respaldar a técnica.

ÁUDIO

O doador precisa ter passado pela Covid-19 e estar curado, mas dentro de uma janela de 60 dias, para que o plasma ainda tenha anticorpos em nível elevado. A quantidade de plasma hiperimune coletado em cada doador rende três doses. Atualmente, o Hemepar faz a coleta do plasma pelo processo conhecido como aférese nas cidades de Maringá, Londrina, Cascavel e Curitiba. Na capital, a coleta também é realizada pelo Biobanco do Hospital das Clínicas. A diretora considerou que se for comprovada a eficácia da técnica, este tipo de coleta pode ser estendido a toda a rede.

ÁUDIO

A Rede Hemepar atende 385 serviços hospitalares no Paraná e conta com a ajuda voluntária de doadores para manter os estoques de sangue. Durante a pandemia, as doações diminuíram, mas também a demanda porque o número de acidentes caiu e cirurgias eletivas foram canceladas, então ainda há um equilíbrio. No entanto, a diretora lembra que há pacientes que precisam de sangue continuamente e reforça a necessidade de doadores continuarem praticando este ato de solidariedade.

ÁUDIO

Durante a pandemia, o Hemepar está atendendo somente com hora marcada para evitar aglomerações. O agendamento para pode ser feito pelo site saude.pr.gov.br/doacao.

 

Repórter Amanda Yargas