Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Historiadora traduz biografias medievais inéditas para o português

Por Jornalismo. Publicado em 24/11/2021 às 18:01.

Pesquisadora do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná lança livro com traduções inéditas para o português de biografias e poesias medievais. A poesia da Idade Média torna possível entender um período que não vivemos. Confira na reportagem de Bruno Caron.

por Bruno Caron
parceria Rede Aerp de Notícias e Agência Escola UFPR

Occitano. Talvez você nunca tenha ouvido falar nessa língua, mas ela já foi muito falada na região sul da França durante o período medieval. E é em occitano que estavam as poesias dos trovadores que Marcella Guimarães Lopes se deparou em um período como professora visitante na França. Até então, as biografias não tinham tradução para o português, mas a pesquisadora fez o trabalho de disponibilizar esse trabalho em nossa língua no livro As vidas dos Trovadores Medievais: quem foram os homens e as mulheres que cantaram o amor, lançado no recentemente em formato de ebook.

SONORA

A pesquisadora do Departamento de História da UFPR traduziu as biografias dos trovadores e algumas poesias que nos permitem conhecer esses artistas que estão separados a séculos de distância de nós. Ao todo, o trabalho reúne 101 biografias traduzidas e poesias desses trovadores. A historiadora tem formação em Letras, o que a ajudou nas traduções, já que não dominava o occitano, mas tem experiência com línguas românicas, como o galego-português, francês arcaico e castelhano arcaico. E nem sempre essas poesias pintavam uma pessoa real, elas vinham acompanhadas de ficção para enaltecer a vida do trovador.

SONORA

A poesia da Idade Média torna possível entender um período que não vivemos e nos mostra que papel ela teve na vida dos trovadores. Ela foi feita por homens nobres, mas também por homens e mulheres de origem modesta que conseguiram uma vida melhor graças à poesia. A pesquisa ainda mostra que com a poesia, homens conquistaram mulheres acima deles na hierarquia social para que fossem amados por elas. Confira agora a professora Marcella lendo um trecho de uma biografia e de uma poesia.

SONORA