Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Home office favorece o aparecimento de doenças urológicas

Por Jornalismo. Publicado em 27/07/2020 às 19:05.

Doenças urológicas já são mais comuns no inverno e, com o home office, ficar muito tempo sentado e não tomar água contribui para que o trato urinário fique mais vulnerável. Saiba como perceber que tem algo errado e como se proteger deste tipo de doenças na reportagem de Amanda Yargas.

 

 

 

 

No inverno, com a diminuição da transpiração é normal que as pessoas tenham necessidade de ir mais vezes ao banheiro.  Para quem consome de 1 e meio a 2 litros de água diariamente, o natural é urinar em torno de 8 vezes ao dia, com pequenas variações de acordo com a temperatura ambiente. Se a vontade for mais frequente ou estiver associada a outros fatores é bom ficar alerta. O Dr. Mark Neumaier, urologista do Hospital Marcelino Champagnat, conta quais sintomas podem mostrar que algo está errado.

ÁUDIO

Neste ano, mais pessoas estão apresentando problemas urológicos, e o Dr. Mark Neumaier considera que isso está associado à pandemia.

ÁUDIO

Para os homens, ficar muito tempo sentado pressiona a próstata e isso pode causar a infecção urinária.

Já com as mulheres, o maior erro é tratar a cistite como uma doença corriqueira. O médico explica que 50% das vezes a doença pode até ser curada espontaneamente pelo próprio organismo, mas há um risco de ela provocar quadros mais graves, com efeitos permanentes.

ÁUDIO

O urologista Mark Neumaier diz que estas doenças podem ser evitadas com medidas simples.

ÁUDIO

 

 

Repórter Amanda Yargas