Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Hospital Pequeno Príncipe completa 101 anos e comemora resultados mesmo em meio à pandemia

Por Jornalismo. Publicado em 26/10/2020 às 16:49.

Hospital pediátrico referência no Brasil completa 101 anos de existencia e comemora resultados, mesmo com a pandemia do novo coronavírus.

As informações com Juliana Sartori.

O maior hospital pediátrico do Brasil está no Paraná, em Curitiba, e completa 101 anos nesta semana. As comemorações acontecem em tempos de grande desafio imposto pela pandemia ocasionada pelo coronavírus.

Como cerca de 70% da capacidade do hospital é destinada a atendimento de pacientes do SUS, a unidade hospitalar filantrópica e que capta recursos para sua manutenção viu seu déficit anual de R$ 33 milhões aumentar em pelo menos mais R$ 15 milhões por causa da pandemia. Mas o cenário que poderia ser devastador está sendo encarado com uma oportunidade de inovação e de reconhecimento pela comunidade.

Mesmo com a pandemia, de janeiro a agosto de 2020, o Pequeno Príncipe realizou 141 transplantes. Foram mais 9 mil procedimentos cirúrgicos até o mês passado, com uma média de mil cirurgias mensais. E mesmo na Emergência, onde a queda no atendimento chegou a 70% nos meses mais críticos, foram registradas mais de 43 mil consultas.

Quem comenta o cenário de enfrentamento de crise em meio às comemorações dos 101 anos é o diretor clínico do Hospital Pequeno Príncipe, Donizetti Giamberardino.

SONORA

O Hospital Pequeno Príncipe tornou-se referência nacional como o maior hospital exclusivamente pediátrico em média e alta complexidade. Berço da pediatria do Paraná, o local também é um tradicional centro formador de pediatras no Brasil, formando especialistas nas diferentes áreas pediátricas há mais de 40 anos. Também foi precursor de políticas públicas, com o pioneirismo na inclusão da família em tempo integral e o reconhecimento da educação e cultura como direitos fundamentais das crianças e adolescentes dentro do ambiente hospitalar. Um conjunto de programas agrega ao cuidado integral em saúde a perspectiva de garantia desses direitos.

SONORA

De Curitiba, Juliana Sartori.