Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Inovação: de uma flor, nasce um novo negócio!

Por Comunicação. Publicado em 14/09/2023 às 13:10.

Vilarejo holandês com lavandário surgiu como opção de renda extra para uma família de produtores de Carambeí durante a pandemia; iniciativa com foco no turismo rural cresce e atraí turistas de todo o Estado.

Por Fernanda Nardo

Que tal um passeio por um campo de lavanda? Het Dorp, um vilarejo holandês no Interior do Paraná focado no turismo rural, traz essa experiência. A iniciativa nasceu como opção de renda para uma família de produtores de Carambeí, nos Campos Gerais, durante a pandemia. A família Los é pioneira na colônia com a produção de queijos artesanais, que há um ano, decidiu apostar no turismo rural como uma opção de renda. Foi aí que surgiu a ideia de investir na produção de lavandas, conforme o sócio-proprietário do local, Lucas Los. Ele destaca que com a cor, textura e aroma inconfundíveis, as lavandas crescem na propriedade formando um cenário encantador. A exuberância vai muito além das plantas e transforma-se em uma variedade de produtos artesanalmente produzidos a partir do óleo essencial da flor.

SONORA

O negócio é familiar, mas conta nos finais de semana com o auxilio de mais de 25 funcionários. São cerca de seis mil visitantes por mês. O local conta com o campo das lavandas, queijaria, lojas de alimentos e produtos cosméticos. As opções de passeio vão desde ensaio fotográfico a exposição guiada. A novidade que estará aberta a visitação em breve, conforme Los, é o campo de girassóis.

SONORA

O lavandário Het Dorp faz parte da Rota Turística da Lavanda no Paraná, que inclui outras propriedades localizadas em várias regiões do Estado. Ao todo sete propriedades atualmente fazem parte da rota e um laboratório da UEM (Universidade Estadual de Maringá – Câmpus Umuarama) a rota conta com campos espalhados pelo Estado e novidades como sorvete, chocolate e geleia de lavanda. Conforme a coordenadora de Turismo Rural do IDR-Paraná, Terezinha Busanello, o programa quer estimular o plantio da lavanda, promover o turismo rural e a confecção de produtos que têm a flor como matéria-prima.

SONORA

Mais informações sobre visitação ao vilarejo holandês, Het Dorp, em Carambeí, podem ser obtidas no site: https://www.vilarejoholandes.com.br.