Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Interior passa a ter ponto impróprio para banho; litoral tem outros dois

Por Jornalismo. Publicado em 15/01/2021 às 13:01.

Interior passa a ter ponto identificado como impróprio para banho; o litoral tem outros dois.

O Instituto Água e Terra (IAT) identificou nesta sexta-feira  três pontos impróprios para banho no estado. Dois deles ficam no litoral: a Ponta da Pita, em Antonina e o Rio do Nunes, próximo à ponte da PR-340, em Morretes; e o terceiro fica no interior do Estado, o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio.

Esta é a primeira vez que um ponto é identificado como impróprio para banho nesta temporada no interior. Na temporada passada, nenhum ponto na Costa Oeste e no Norte do estado recebeu esta avaliação.  

 

De acordo com o IAT, foi identificado no Rio Paranapanema uma quantidade excessiva de algas azuis. Isso acontece por conta de um excesso de nutrientes na água, provocado pelo lançamento irregular de esgoto sem tratamento e pelas altas temperaturas. 

No total, são monitorados 17 pontos no interior do estado e 49 no litoral. Há ainda mais 10 rios, canais e galerias considerados permanentemente impróprios para banho no Litoral, que também passam por medições. 

 

O monitoramento avalia a concentração de bactérias E choli,  presentes em esgoto sanitário clandestino e nas fezes humanas e de animais. Quanto maior a quantidade da bactéria na água, maior a possibilidade da existência de microorganimos que podem colocar em risco a saúde dos banhistas.As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

A situação de cada ponto pode ser acompanhada pelos boletins divulgados toda sexta-feira até o dia 12 de fevereiro no site do IAT e pelo aplicativo “Balneabilidade Estado do Paraná”, disponível para Android.