Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino

Por Redação. Publicado em 01/06/2023 às 07:42.

Piora repentina nas condições de saúde e até anemia podem indicar leucemia. Especialista explica que ficar de olho nas mudanças é primordial para aumentar as chances de tratamento.

Por Marinna Prota

A cada ano são diagnosticados 10 mil casos novos de leucemia no Brasil, de acordo com Instituto Nacional de Câncer. A maior parte deles, cerca de 6 em cada 10 são de homens. Ela é um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos do sangue, que são as células de defesa. Isso impede ou atrapalha também a produção de glóbulos vermelhos e plaquetas. Com isso, a leucemia pode causar, infecções, hemorragias e anemia.

A nutricionista Elisabete Porfirio aponta que um quadro de anemia não pode virar leucemia, mas a anemia pode sim revelar a presença deste tipo de câncer.

SONORA

A médica reforça que mudanças no bem estar, mesmo que pequenas, não devem ser ignoradas e podem ajudar a perceber que algo não está bem.

SONORA

A leucemia é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino e não escolhe idade. Quando diagnosticada precocemente, as chances de tratamento são maiores. O transplante de medula óssea pode ajudar a salvar vidas de pacientes da doença.

Para se tornar doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar saudável e se cadastrar no REDOME – Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.