Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Litoral retira barreiras, mas municípios criam novas medidas para garantir controle do coronavírus

Por Jornalismo. Publicado em 09/04/2021 às 17:11.

Litoral retira barreiras, mas municípios criam novas medidas para garantir controle do coronavírus. Enquanto algumas cidades litorâneas liberam praia e calçadão, outras utilizam tecnologia para rastrear turistas  ou exigem testes para acessar localidade.

Depois de cerca de 20 dias impedindo a entrada de turistas, as cidades do litoral paranaense retiraram as barreiras sanitárias instaladas em 11 pontos de acesso às praias e cidades históricas. No entanto, cada município implantou outras formas de controle, na tentativa de manter a segurança sanitária, com decretos municipais.
A Prefeitura de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, por exemplo, permite a entrada de moradores, visitantes, turistas e veranistas no município somente para quem apresentar o teste negativo para o novo coronavírus. A determinação está em decreto municipal válido até o dia 15 de abril.

Conforme o texto, a entrada será autorizada mediante apresentação do resultado negativo para a doença, seja mediante testes rápidos, laboratórios credenciados ou exames realizados pelo LACEN. Segundo Elaine Laufer, responsável pela comunicação da Prefeitura de Guaraqueçaba, a preocupação é garantir a segurança da cidade, que já está com várias medidas de proteção da população e controle, como a testagem em massa. Além disso, o município tem suas peculiaridades, com comunidades mais isoladas, de difícil acesso e precisa garantir acesso à saúde para todos.

SONORA

O município de Morretes resolveu utilizar a tecnologia a favor da segurança sanitária da cidade para poder receber os turistas. Agora, para acessar a cidade, será necessário entrar no site morretesdestinocerto.com.br para fazer um cadastro e gerar um QR Code, que será apresentado na barreira sanitária. O objetivo da ferramenta é controlar o fluxo na cidade e fazer rastreamento de contatos, caso necessário.

Cerca de 5 mil pessoas poderão visitar Morretes por dia, desde que tenham o QR Code. Caso contrário, o visitante não poderá entrar na cidade. Para aproveitar os atrativos da cidade, a recomendação é que seja feita reserva antecipada diretamente com os estabelecimentos da região ou compra prévia dos passeios.

Já a Prefeitura de Guaratuba liberou as praias e o calçadão da cidade para circulação de pessoas. Segundo a prefeitura, permanecem interditados o Complexo Esportivo, ginásios, estádio, campos, pistas de skate, áreas sociais e de lazer de condomínios e prédios. De acordo com o prefeito Roberto Justus, o novo decreto liberou as praias e o calçadão por causa da evolução dos dados epidemiológicos na cidade.

SONORA

Repórter Juliana Sartori