Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Marcia Huçulak pede que Sesa forneça medicação à base de canabidiol

Por Comunicação. Publicado em 13/06/2023 às 12:39.

Deputada estadual destaca que além do benefício do tratamento para diversas doenças, a medida evitaria o desgaste de processos judiciais.

Por Fernanda Nardo

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) sugeriu que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) crie os protocolos e passe a disponibilizar no programa Farmácia do Paraná medicações à base de canabidiol (CBD) e tetradhidrocanabidiol (THC), conhecidos como cannabis. As medicações  a base da substância têm estudos que mostram a eficácia no tratamento de diversas doenças, entre elas,  a fibromialgia, dores crônicas, epilepsia, glaucoma, estresse pós-traumático e autismo. Conforme a deputada, além do benefício do tratamento para diversas doenças, a medida evitaria o desgaste de processos judiciais que implicam esforços tanto para os pacientes quanto para o poder público.

SONORA

Apresentado em 2019, projeto de lei sobre o tema foi aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná em 2022 e promulgado este ano. O texto é de autoria dos deputados Goura (PDT), Michele Caputo (ex-deputado do PSDB) e Paulo Litro (PSD), atual deputado federal). A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já aprovou pelo menos 18 medicamentos à base de cannabis para uso medicinal no Brasil. Para aprovar uma medicação, a Anvisa toma por base critérios como estudos clínicos de eficácia, segurança para o paciente e documentação técnica do fabricante.