Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Mulheres lideram votação nas principais cidades e Ponta Grossa terá segundo turno com duas candidatas

Por Jornalismo. Publicado em 16/11/2020 às 18:55.

Mulheres lideram votação nas principais cidades e Ponta Grossa terá segundo turno com duas candidatas. A repórter Amanda Yargas traz uma análise deste cenário.

Pautas identitárias têm ganhado mais espaço no meio político e muitas mulheres se destacaram nos resultados das eleições municipais no estado. Em Ponta Grossa, única cidade que terá segundo turno no Paraná, os eleitores vão às urnas no dia 29 de novembro para escolher quem ocupará o Prefeitura, mas uma coisa já se sabe, será uma mulher. Mabel Canto (PSC) e a Professora Elisabeth (PSD) disputam o cargo. A advogada especialista em Direito Eleitoral e pesquisadora da área de Direitos Humanos, Justiça e Democracia, Juliana Bertholdi, considera que o duelo pode trazer um novo horizonte político.

SONORA

Ela espera que isso amplie a visão política dos eleitores para além do gênero das candidatas.  

SONORA

Cerca de ⅓ da Câmara de Londrina será composto por mulheres. Cascavel não tinha uma mulher vereadora desde 2004 e a partir do ano que vem, vai contar com duas.  Em Curitiba, para os 38 cargos de vereadores, foram eleitas 8 mulheres. Em Londrina e na Capital, a pessoa que teve mais votos para o cargo legislativo foram mulheres, em Foz do Iguaçu, a primeira e a segunda mais votadas são mulheres. 

Curitiba elegeu ainda a primeira mulher negra para a Câmara de Vereadores da capital, Carol Dartora (PT). A advogada considera que estas candidaturas trazem representatividade e pluralidade ao debate político.         

SONORA

Amanda Yargas