Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

NEGÓCIOS DE VALOR: Plataforma alia atividades de desenvolvimento e interação familiar para crianças autistas

Por Jornalismo. Publicado em 11/03/2021 às 09:00.

A hora de jogar e brincar com a família pode ser mais do que simples lazer. A quarta reportagem da Série Negócios de Valor conta a história da plataforma Emillia, criada com apoio do Sebrae-PR, que usa a tecnologia para trazer atividades de desenvolvimento para autistas que são aplicadas em casa.

O Emillia surgiu em 2018 com a ideia de oferecer ferramentas de auxílio nas terapias de crianças do espectro autista. Leonardo Mancini, fundador e diretor-executivo da empresa, disse que percebeu que os pais de autistas queriam participar mais do processo de desenvolvimento das crianças e ter acesso a materiais que pudessem ajudar nesse contato.

SONORA

Os jogos e tarefas que são feitos em casa são do mesmo tipo que os realizados no consultório. O objetivo é que o aumento do tempo de atividades favoreça o desenvolvimento da criança e também a interação com a família, como explica Leonardo.

SONORA

O programa tem duas partes, uma dedicada aos profissionais de saúde que fazem o atendimento e outra parte às famílias. Na segmentação clínica, o profissional de terapia ocupacional ou de psicologia que faz o programa terapêutico da criança pode customizar a plataforma, tanto para uso presencial, na clínica, quanto para as atividades que ficam disponíveis para as famílias aplicarem em casa. Márcia Freitas, mãe do Pedro, uma criança autista de 6 anos, conta que a ferramenta foi muito importante durante a pandemia, quando as atividades presenciais precisaram ser diminuídas. Hoje, ela e o pai do menino se revezam na aplicação do Emilia, 3 vezes na semana.

SONORA

A mãe lembra da importância da criação de plataformas dedicadas, que auxiliam no processo de desenvolvimento e na inclusão não só de autistas mas de outras necessidades especiais e espera que mais novidades apareçam em breve.

SONORA

Amanda Yargas