Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

No pós-covid, mais de um quinto dos pacientes precisam de atendimento psicológico

Por Jornalismo. Publicado em 21/06/2021 às 14:19.

No pós-covid, mais de um quinto dos pacientes precisam de atendimento psicológico. E os problemas atingem até mesmo quem teve um caso leve da doença pandêmica.

 

 

Depois de se infectar pelo coronavírus, pacientes tiveram sintomas de depressão, ansiedade e inclusive de estresse pós-traumático, mesmo quando tiveram casos leves de covid-19 e não tinham histórico de transtornos mentais.

Segundo uma pesquisa da uma pesquisa da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, em São Paulo, e da Columbia University, nos Estados Unidos, os problemas associados à saúde mental apareceram mesmo em casos leves da doença. Dois meses depois de infectados, 26% dos pacientes pesquisados no Brasil apresentou quadro significativos de depressão, 22%, de ansiedade, e 17%, de estresse pós-traumático.

No Hospital Universitário Cajuru, em Curitiba, foi montado um ambulatório especializado no tratamento  pós-covid, para atender a população por meio do SUS. o atendimento é multiprofissional, e conta com pneumologistas, fisioterapeutas e também psicólogos. Uma delas é a professora Patrícia Ribeiro, do curso de Psicologia da PUCPR. Ela considera que as próprias características da covid-19 favorecem o aparecimento de quadros de ansiedade. 

SONORA

Ela explica que os atendimentos também se organizam em grupos e explica como a psicologia pode ajudar a lidar com essas dificuldades. 

SONORA

 

Amanda Yargas