Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Nova bandeira laranja em Curitiba mira aglomerações de jovens em bares e eventos sociais

Por Jornalismo. Publicado em 27/11/2020 às 17:52.

Bandeira laranja: Nova onda de Covid-19 em Curitiba tem origem no jovem e na contaminação intrafamiliar, diz secretária. As informações com Juliana Sartori

 

Por meio de decreto da prefeitura publicado nesta sexta-feira, Curitiba retornou para a Bandeira Laranja, que indica Risco Médio de Alerta para a Covid-19. A decisão foi tomada devido aos índices da doença na capital e é válida por sete dias. Curitiba estava na bandeira amarela desde o final de setembro. Estão suspensos: estabelecimentos destinados ao entretenimento, como casas de festas, eventos sociais, bares, além de estabelecimentos destinados a eventos técnicos, convenções, congressos, entre outros.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Marcia Huçulak, este decreto com bandeira laranja se diferencia dos anteriores, porque o foco está dessa vez no combate às aglomerações principalmente causadas por jovens que deixaram os cuidados de lado ao frequentarem bares e ambientes ao livre, e não no comércio ou outros estabelecimentos, onde a transmissão está controlada.

SONORA

Com o novo decreto na cidade, as atividades comerciais de rua podem funcionar das 09h às 8h da noite, todos os dias da semana. Shoppings estão liberados, todos os dias, das 09h às 10 da noite. Restaurantes e lanchonetes podem funcionar das 06h às 10h da noite, inclusive os buffets. Música ao vivo está permitida, mas sem pista de dança. Hotéis, resorts e pousadas podem funcionar, mas com 50% da capacidade.

A secretária fez um apelo à população para evitar que aqueles que estão contaminados continuem transmitindo o coronavírus e afirmou que a prefeitura vai fiscalizar aglomerações com rigidez.

SONORA

Para verificar o documento na íntegra, basta acessar curitiba.pr.gov.br.

Repórter Juliana Sartori