Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novembro Azul: mês de conscientização e prevenção do câncer de próstata

Por Comunicação. Publicado em 02/11/2021 às 11:00.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e os sinais começam a aparecer, 95% dos tumores já estão em fase avançada. A única forma de garantir a cura da doença é o diagnóstico precoce

Por Fernanda Nardo

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Por isso, o mês de novembro, é de conscientização e de combate ao câncer de próstata. Por muito tempo, a ideia de se cuidar esteve relacionada a uma questão feminina. Mesmo com as mudanças, alguns homens ainda relegam as questões de saúde a um segundo plano. Segundo o médico oncologista, Elge Wernek Araújo, a falta de informação e o preconceito são algumas das razões que levam os homens a deixarem de lado visitas e procedimentos simples, fundamentais para identificar doenças como o câncer de próstata, de pênis e testículos em estágio inicial.

SONORA

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Além disso, uma rotina saudável também pode ajudar na prevenção da doença, como explica o especialista.

SONORA