Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná

Novembro Roxo: parto prematuro é a principal causa global de mortalidade infantil

Por Comunicação. Publicado em 10/11/2022 às 11:38.

Só no Brasil, são registrados anualmente cerca de 340 mil nascimentos prematuros; especialista reforça a importância do pré-natal para prevenção e detecção de patologias de maneira precoce, tanto da mãe quanto do bebê.

Por Fernanda Nardo

Novembro é considerado o mês de conscientização sobre a prematuridade e no dia 17 é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado bebê prematuro aquele que nasce antes das 37 semanas de gestação. A data tem o objetivo de alertar sobre o crescente número de partos prematuros e suas consequências. Só no Brasil, conforme o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros, o equivalente a seis casos a cada dez minutos., como destaca a médica ginecologista Natalia Piovani.

SONORA

A médica explica que as complicações aumentam de acordo com o grau de prematuridade. Ou seja, quanto menor a idade gestacional, maior será risco e até mesmo consequências futuras para o bebê.

SONORA

A médica explica as principais causam que podem levar a um parto prematuro.

SONORA

O pré-natal é fundamental para prevenção e detecção de patologias de maneira precoce, tanto da mãe quanto do bebê. Isso auxilia no desenvolvimento saudável do feto e reduz os riscos para a gestante, como pontua a especialista.

SONORA